Spa do Vinho sedia “micareta de Baco”

Festival Emoções no Vale realizado no feriado de Corpus Christi uniu degustação de grandes vinhos e apresentações artísticas no Vale dos Vinhedos

Publicado em 02.06.2016

>EVENTO promoveu a degustação de vinhos, cervejas e cachaças artesanais de 32 empresas (Foto: Orestes de Andrade Jr.)

>EVENTO promoveu a degustação de vinhos, cervejas e cachaças artesanais de 32 empresas (Foto: Orestes de Andrade Jr.)

«Orestes de Andrade Jr.»

Uma verdadeira micareta de Baco. Foi isso que aconteceu no Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola no último feriado de Corpus Christi para mais de 2 mil pessoas – sendo 1.615 pagantes – que compareceram ao Festival Emoções no Vale. O público presente foi 66% maior do que na edição do ano passado. A micareta, palavra originada de uma festa francesa, “Mi-carême”, é o carnaval fora de época. O festival frequentado em sua maioria por moradores da região do Vale dos Vinhedos e 1/3 dos de outros estados, reuniu gente bonita, música boa e o consumo de mais de 1.000 garrafas de produtos – a maior parte vinhos, além de cervejas e cachaças artesanais.

O público elegeu a vinícola Terragnolo como destaque do festival. Em segundo lugar ficou a Lidio Carraro e em terceiro a Angheben. Nos três dias do festival, foram consumidas 1.000 garrafas de produtos, a grande maioria vinhos, além de cervejas e destilados. O crescimento na venda de produtos alcançou 135% este ano, em comparação com o evento de 2015.

A novidade ficou por conta das degustações temáticas conduzidas pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Na quinta-feira (26/05), o tema abordado foi “A história do Merlot, de Bordeaux ao Vale dos Vinhedos”. Na sexta (27/05), o sommelier Vinícius Santiago falou sobre “Brancos e espumantes para o inverno”. Por fim, no sábado (28/05), a degustação tratou de “Castas tintas incomuns, novos aromas e sabores”.

AVALIAÇÃO

Consolidado como um dos mais marcantes e charmosos festivais da Serra Gaúcha, o Emoções no Vale integra as celebrações do Dia do Vinho no Rio Grande do Sul. “Estamos contentes em oportunizar a chance de turistas, enófilos e experts apreciarem os grandes vinhos da vitivinicultura gaúcha e alguns dos melhores rótulos do mundo”, afirma o Gerente de Eventos do Spa do Vinho, Nicolas Hermanowyc.

A sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt, destaca que ano após ano o festival se consolida como um evento não apenas de enogastronomia, mas também de cultura e negócios. “Esta última faceta é a que mais cresce, pois experts, compradores e importadoras aproveitam a oportunidade para travar contato com vinícolas que não estão ainda em seu portfolio”, salienta.

Para o público também é possível fazer bons negócios comprando excelentes vinhos a preços promocionais. “Todos os rótulos do Spa do Vinho, por exemplo, foram vendidos a preços 20% inferiores aos praticados normalmente na adega”, lembra Deborah. Os visitantes também puderam conferir, em primeira mão, os óleos faciais da grife Spa do Vinho que estão em fase de pré-lançamento.

O evento teve a presença da secretária de Turismo de Garibaldi, Ivone Fávero, da diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), da presidente da ABS-RS, Andreia Gentilini Milan, e do gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Os apoiadores do festival foram a Fundação Casa das Artes, o Bento Convention Bureau, SEGH, Ibravin, Lorigraf, Salini Turismo, Boch Som & Luz, Armazém, Tidra, Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e Secretaria de Turismo de Garibaldi.

Empresas participantes do Festival Emoções no Vale

- Adega Splendor
– Almaúnica
– Angheben
– Barcarola
– Bettú
– Bueno Wines
– Casa Bucco Cachaçaria
– Casa Madeira
– Casa Valduga
– Cervejaria Blauth Bier
– Cristófoli
– Coopeg Orgânicos
– Domno
– Don Laurindo
– Don Bernardo
– Enojoias
– Gran Vin – Casa de Vinhos
– Larentis
– Lidio Carraro
– Lovara
– Luiz Argenta
– Michele Carraro
– Milantino
– Miolo
– Multivinhos
– Pizzato
– Simonetto
– Spa do Vinho
– Terragnolo
– Vallontano
– Velho Alambique
– Vinhos Artesanais

Sobre o autor

Orestes de Andrade Jr.
Orestes de Andrade Jr.

Sou jornalista, pai do Pietro, colorado, marido da Elisângela Hesse e apreciador de vinhos, cerveja e cachaça artesanal, não necessariamente nessa ordem. Este blog foi criado para registrar matérias que merecem ser guardadas. São pautas de guarda, tão em desuso na imprensa atual, mais interessada em definir espaços (minúsculos) do que trazer boas histórias. Aqui, não vou me preocupar em postar textos pequenos, fáceis ao leitor da internet. Acho que ainda há interessados em pautas de guarda, assim como há quem goste de vinhos de guarda.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

*