Segunda turma inicia curso de sommelier profissional da ABS-RS

Promovido em parceria com a ABS-SP, inscrições se esgotaram em tempo recorde

Publicado em 08.03.2016

«.DOC»

>40 ALUNOS estão matriculados na segunda turma do Curso de Sommelier Profissional da ABS-RS (Foto: Gilmar Gomes)

>40 ALUNOS estão matriculados na segunda turma do Curso de Sommelier Profissional da ABS-RS (Foto: Gilmar Gomes)

A Sala de Medalhas da vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, recebeu de sexta-feira (4) até domingo (6) os alunos da segunda turma do curso profissional de sommelier, promovido pelo capítulo gaúcho da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) com o suporte dos professores da ABS-SP. O diferencial do curso é que ele é ministrado dentro de vinícolas – além da Aurora, participam também Miolo, Garibaldi, Salton, Valduga e Don Guerino. O último módulo, o de serviço, será no Spa do Vinho, sede oficial da ABS-RS.

Com este atrativo – único no Brasil – muitos alunos vieram de outros estados – Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e até do Piauí – para frequentar o curso de sommelier da ABS-RS. A turma ainda tem alunos do interior do RS (Canoas, Caxias do Sul, Garibaldi, Vera Cruz, Ijuí, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves), além da capital Porto Alegre. “Mesmo em um período de forte crise econômica, nos surpreendeu que as inscrições se esgotaram rapidamente. Foi até necessário abrir uma lista de espera”, conta Orestes de Andrade Jr., vice-presidente da entidade.

Mário Telles Jr., que também já presidiu o capítulo paulista da ABS, foi o responsável pelas aulas. Nessa fase, os alunos tiveram noções de harmonização, degustação, além de conhecerem as funções de um sommelier. Na oportunidade, também foram estudados os vinhos do Rhône, do Vale do Loire, da Alsácia, da Provence, do Sudoeste da França e do Languedoc-Roussillon. O segundo módulo, na vinícola Don Guerino, em Alto Feliz, entre 15 e 17 de abril, será ministrado por Arthur Azevedo, profissional que atualmente preside a ABS-SP.

Os 40 alunos terão noções básicas de vinificação, além de estudarem Champagne, espumantes do mundo, vinhos da Austrália e da Nova Zelândia. Outros experientes diretores da ABS-SP como José Luiz Borges e Arthur Azevedo, também são professores do curso. Além de profissionais da cadeia do vinho, também fazem parte do grupo profissionais de outras áreas como advogados e profissionais liberais.

SOBRE A ABS-RS

Entre os principais objetivos da ABS-RS está a formação de profissionais para a cadeia do vinho e da gastronomia. Com sede em Bento Gonçalves e unidade em Porto Alegre, a entidade espera somar forças no desenvolvimento do trade da região. Em 2015, o projeto se concentrou na serra gaúcha e na região metropolitana da capital gaúcha, dois fortes centros econômicos e intensamente ligados aos setores gastronômico e vinícola. A associação tem promovido cursos temáticos na capital gaúcha, além da realização do curso de Sommelier Profissional na serra gaúcha, em parceria com a ABS-SP.

 

>DIFERENCIAL do curso é que ele é ministrado dentro de vinícolas – além da Aurora, participam também Miolo, Garibaldi, Salton, Valduga e Don Guerino. Spa do Vinho sedia o último módulo, de serviço (Foto: Gilmar Gomes)

>DIFERENCIAL do curso é que ele é ministrado dentro de vinícolas – além da Aurora, participam também Miolo, Garibaldi, Salton, Valduga e Don Guerino. Spa do Vinho sedia o último módulo, de serviço (Foto: Gilmar Gomes)

 

Sobre o autor

.DOC Assessoria de Comunicação
.DOC Assessoria de Comunicação

Com sede em Porto Alegre, a .DOC Assessoria de Comunicação, trabalha sob o conceito de empresa butique, ou seja, realiza assessoria de imprensa de modo personalíssimo. Atua no segmento empresarial e corporativo, tendo ampla experiência e contatos nas editorias de economia, agronegócio, rural e, especialmente, editorias de vinho e gastronomia, além do setor de eventos. A especialidade é dar visibilidade a marcas e projetos através da mídia, utilizando como meio a informação de qualidade. Telefones: + 55 51 3228.8928 | + 55 51 3228.0819 Email: sugestaodepauta@pontodoc.net Endereço: Rua Marechal Floriano, 91, Sala 810, Centro Histórico, Porto Alegre (RS), CEP 90020.015.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

*