O que o consumidor de vinho espera de seus formadores de opinião?

Estar no topo da audiência online do mundo do vinho é o sonho de todo o blogueiro que tenta conquistar um espaço cada vez mais disputado no coração destes amantes da bebida

Publicado em 21.07.2014

«Andreia Gentilini Milan»

1site+

>SURPRESA: 1º lugar ficou com o buscador de preços de vinhos Wine-searcher

Nesta semana foi divulgada a lista dos 75+ influentes do vinho nas mídias sociais pelo blog The Wine Wankers. Fui conferir quem estava lá, já que sempre somos motivados pela curiosidade de saber quem lidera o topo destas listas para entendermos as tendências de consumo. Este ranking foi elaborado pelo blog agrupando outras duas listas originais do Vinepair e do The Wine Hub.

Vou utilizar como referência o The VinePair Wine Web Power Index, que utilizou como critério uma escala logarítmica considerando a influência dos sites dentro dos Estados Unidos, um País de referência quando o tema é mídias sociais, observando o tráfego na web, influência da mídia social e relevância da busca orgânica para produzir a pontuação. E é justamente neste último aspecto que está a grande surpresa da lista que mudou de critérios de 2013 para 2014 incluindo os websites de comunidades de avaliação de vinhos.

Quem poderia imaginar a primeira posição sendo ocupada pelo buscador de preços de vinhos Wine-searcher? A lista de mais de 6,4 milhões de vinhos precificados em 46.698 estabelecimentos em todo o mundo tornou o wine-searcher uma ferramenta desejada no mundo no vinho e foi definido pela própria Jancis Robinson MW (7º lugar na lista) como o mais bem-sucedido e seriamente útil site de comparação de preços de vinho no mundo.

Logo em seguida, estão as revistas americanas Wine Spectator (2º) e Wine Enthusiast (3º), referência tanto na geração de conteúdo quanto pelas desejadas pontuações concedidas aos vinhos que estão disponíveis nos Estados Unidos, hoje o maior mercado de vinhos no mundo, que conquistaram esta posição, segundo a lista, graças aos picos de acessos do quarto trimestre do ano onde se concentram os feriados americanos e festas de final de ano.

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>MADELINE Puckette, a blogueira do ano em 2013 nos EUA

Destaque para Wine Folly de Madeline Puckette, blogueira do ano em 2013 nos EUA, que vem conquistando uma legião de fãs com seus infográficos inteligentes e divertidos. Outro exponente é o The Snob Reverse que conquistou relevância ao focar em degustação de vinhos abaixo de U$ 20.

>ROBERT Parker quase fica de fora da lista dos top 10+ influentes no mundo do vinho nos EUA

>ROBERT Parker quase fica de fora da lista dos top 10+ influentes no mundo do vinho nos EUA

Os focos de ambos são diferentes mas estão crescendo rapidamente e chegando a um público mais vasto que muitos críticos de vinhos de renome não alcançam e não é a toa que o Robert Parker quase fica de fora da lista dos top 10+.

Estas tendências mostram que os consumidores de hoje querem uma informação mais acessível e buscam formadores de opinião que entendam seus desejos e anseios sem enochatices.

Veja a lista completa na imagem abaixo.

wine-web-power-index-june2014

 

Sobre o autor

Andreia Gentilini Milan
Andreia Gentilini Milan

Especialista em marketing do vinho e estratégia com experiência internacional no desenvolvimento de mercado, prospecção e posicionamento estratégico dos vinhos brasileiros ao longo de oito anos. Graduada em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul, MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Post-MBA pela Kellogg School of Management e Mestranda da PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em parceria com a FDC- Fundação Dom Cabral em Administração e linha de pesquisa na área de estratégia com foco em modelo de negócios. Certificada pelo The wine and Spirits Education Trust – WSET e pela Federazione Italiana Sommelier (UCS/ICIF).

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